Sábado – Pense por si

Uma ideia nova

29 de abril de 2011 às 11:57

É provável que um dia as sociedades sejam geridas de outra maneira. A história ainda não acabou.

Mas não é menos provável que nos tempos mais próximos, décadas certamente, se continue a viver em regime democrático, com eleições, partidos e uma classe política que governa. Neste contexto, que sentido faz passar a vida a dizer mal dos partidos e dos políticos? Tanto mais que a vasta maioria dos que o fazem se eximem de qualquer participação ativa? Não seria mais útil, para quem tem ideias, escolher um partido, ou fazer um novo, e nele tentar dar um contributo de efetiva cidadania? Não seria mais produtivo transformar o criticismo inconsequente num conjunto de propostas e lutar por elas? Limitar a participação cívica a dizer mal de tudo e todos não é definitivamente uma boa opção.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.