Sábado – Pense por si

TGV descarrila devido a "excesso de velocidade"

Acidente aconteceu em Eckwersheim, França. Dez pessoas morreram e outras sete ficaram feridas

Um comboio TGV com 49 pessoas a bordo, que efectuava ensaios na nova linha de alta velocidade no norte de Estrasburgo, França, descarrilou hoje à tarde em Eckwersheim, causando pelo menos dez mortos e sete feridos.

Segundo a empresa dos Caminhos de Ferro de França, o comboio circulava com técnicos a bordo e terá "descarrilado devido ao excesso de velocidade", segundo as mesmas fontes.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.