Sábado – Pense por si

Seul diz que Coreia do Norte aumentou capacidade para produzir armas nucleares

Pyongyang terá capacidade para fabricar cerca de oito ogivas nucleares a partir de plutónio

A Coreia do Norte melhorou a sua tecnologia de produção de armas nucleares com plutónio e terá capacidade para fabricar cerca de oito ogivas nucleares a partir deste material radioactivo, segundo fontes dos serviços secretos sul-coreanos.

Pyongyang terá capacidade para produzir uma ogiva nuclear a partir de cinco quilogramas de plutónio, e dispõe actualmente de 40 quilogramas deste material, disse um quadro dos serviços secretos do governo sul-coreano à agência local Yonhap.

Isto pressupõe um avanço significativo do programa nuclear norte-coreano, que segundo a estimativa anterior de Seul, necessitava de seis quilogramas de plutónio para fabricar uma ogiva nuclear.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.