Sábado – Pense por si

Secretário da Defesa dos EUA usou email pessoal para assuntos oficiais

17 de dezembro de 2015 às 10:24
As mais lidas

A mesma acusação foi feita à pré-candidata presidencial Hillary Clinton. Utilização indevida ocorreu nos primeiros meses do mandato

O secretário da Defesa dos EUA, Ashton Carter, utilizou a sua conta pessoal de correio electrónico para assuntos oficiais, algo de que é acusada a ex-secretária de Estado e pré-candidata presidencial Hillary Clinton, segundo oNew York Times.

De acordo com o jornal nova-iorquino, que cita fontes da Casa Branca e do Departamento de Defesa, Carter utilizou o seu email particular durante os seus primeiros meses à frente do Pentágono, no início deste ano.

Segundo a informação publicada, o secretário da Defesa dos EUA continuou a utilizar a sua conta pessoal até ter vindo a público a polémica sobre o correio electrónico privado de Hillary Clinton, relativamente ao período do primeiro mandato de Barack Obama (2009-2013).

Foi o chefe de gabinete da Casa Branca, Denis McDonough, que, o dar-se conta em Maio de que Carter usava o seu email pessoal, perguntou ao Pentágono quais eram os motivos, o que fez com que o secretário da Defesa abandonasse essa prática e passasse a usar a conta oficial.

Este ano, Hillary Clinton viu-se envolvida em polémica, quando se preparava para lançar a sua candidatura às primárias democratas, ao ser revelado que ela tinha utilizado a sua conta pessoal deemail para assuntos de interesse nacional quando era secretária de Estado.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.