Sábado – Pense por si

Positivo, sempre

25 de fevereiro de 2011 às 11:58

Nas últimas décadas temos assistido à emergência de grandes redes de dependência financeira que afetam atividades, empresas e países.

Estas redes capturam objetivos e destinos, tanto nos planos pessoais quanto nos empresariais e mesmo nos estados. Sendo certo que os estados sempre serviram os interesses do dinheiro, hoje encontram-se sob o controlo direto do capitalismo global. As últimas crises financeiras e, sobretudo, o presente drama das dívidas soberanas na Europa demonstram-no à saciedade ainda que sob a designação gráfica dos "humores dos mercados". Na realidade não há nenhum humor, mas um aproveitamento explícito de uma situação de debilidade política conjuntural a nível europeu. Nunca esquecer que a direita tem maioria absoluta na Europa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.