Sábado – Pense por si

Portugal e Marrocos assinam oito acordos de cooperação

Os acordos são de áreas como a energia, a segurança interna, as linhas marítimas, turismo, transportes, desporto e juventude e formação diplomática

Os governos de Portugal e Marrocos assinaram esta segunda-feira oito acordos de cooperação em áreas como a segurança interna, as linhas marítimas e a energia, no final da XII Cimeira Luso-Marroquina, em Lisboa. O conteúdo dos acordos assinados não foi divulgado.

Numa cerimónia no Palácio das Necessidades, governantes dos dois países assinaram um acordo sobre segurança interna, outro para a criação de uma entidade denominada Observatório dos Investimentos, mais três acordos sobre turismo, transportes e linhas marítimas.

Três acordos nos domínios da energia, desporto e juventude e formação diplomática completam a lista de instrumentos bilaterais assinados esta segunda-feira, na presença dos primeiros-ministros de Portugal, Pedro Passos Coelho, e de Marrocos, Abdelillah Benkirane.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.