NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A PJ deteve um cidadão estrangeiro, de 29 anos, suspeito de vários crimes de burla qualificada, falsidade informática e branqueamento de capitais, que lesaram 11 pessoas.
A Polícia Judiciária deteve hoje um cidadão estrangeiro, de 29 anos, suspeito de vários crimes de burla qualificada, falsidade informática e branqueamento de capitais, que lesaram 11 pessoas num total de cerca de 11 mil euros, indicou a PJ.
Em comunicado, a PJ adianta que trabalhou em conjunto com o Departamento de Investigação e Ação Penal de Oeiras.
A investigação iniciou-se em meados de março de 2024, "na sequência de uma queixa-crime relacionada com uma burla/falsidade informática, associada ao 'modus operandi' designado por 'olá pai/olá mãe'".
A ação da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) levou à realização de buscas domiciliárias e à apreensão de equipamentos informáticos e de comunicações.
O detido irá ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.
O esquema de burlas "Olá pai/Olá mãe" consiste na abordagem de vítimas por via da rede social WhatsApp (com mensagens escritas), com o propósito de as convencer que os seus filhos perderam o respetivo telefone, estando por isso a utilizar um número provisório. Estabelecido o contacto, os autores dos crimes fazem pedidos de pagamentos.
No ano passado a PSP registou 4.389 denúncias sobre esta abordagem.
Uma operação da PJ na Área Metropolitana de Lisboa no passado dia 09 permitiu desmantelar um grupo dedicado ao mesmo esquema de burlas, tendo sido constituídas arguidas cinco pessoas e três entidades.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.