Sábado – Pense por si

Paolo Gentiloni convidado a formar governo em Itália

Ministro dos Negócios Estrangeiros foi convidado a suceder a Matteo Renzi e aceitou. Terá de apresentar a sua lista de ministros o mais depressa possível

Paolo Gentiloni foi convidado a formar governo em Itália pelo presidente do país, Sergio Mattarella. O ministro dos Negócios Estrangeiros do governo demissionário de Matteo Renzi disse que ia tentar formar o seu gabinete o mais depressa possível. "Estou ciente da urgente necessidade de dar a Itália um governo com todos os poderes", afirmou Gentiloni.

O designado para primeiro-ministro tem 62 anos e é um membro destacado do Partido Democrático de Matteo Renzi.

Espera-se agora que Paolo Gentiloni seleccione os seus ministros e volte com uma lista ao palácio presidencial no monte Quirinal ou esta noite, ou na manhã de segunda-feira. 

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.