Sábado – Pense por si

Novo sismo abala Vanuatu

06 de abril de 2016 às 09:58
As mais lidas

Tremor de terra aconteceu às 6h58 locais. A 3 de Abril, país sofreu um sismo de 7,2 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter abalou hoje Vanuatu, país do Pacífico sul, de acordo com osite European-Mediterranean Seismological Centre (EMSC).

O tremor de terra foi registado às 06h58 locais (mais uma em Lisboa), a 103 quilómetros de Sola, capital da província de Torba, na República de Vanuatu.

No domingo passado, a região de Vanuatu foi igualmente abalada por um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter, tendo sido lançado um alerta local detsunami, que não se confirmou.

O tremor de terra foi registado a 35 quilómetros de profundidade do leito marinho, segundo precisou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que efectua a vigilância sísmica em todo o mundo.

O abalo sísmico não provocou danos materiais ou vítimas e, mais tarde, o Centro de Alertas para Tsunami do Pacífico (PTWC) emitiu uma segunda mensagem para informar que a ameaça de tsunami"tinha passado".

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.