Sábado – Pense por si

Multiculturalismo ou multimoralismo

21 de janeiro de 2011 às 12:04

O conceito de multiculturalismo tem sido usado no Ocidente, sobretudo pela esquerda liberal, como atitude genérica de tolerância para com outras culturas distintas das nossas.

Esse princípio, positivo em si mesmo, que releva de uma vontade de aceitação do outro e da diversidade cultural, gerou contudo uma espécie de paralisia ética quando se enfrenta práticas claramente aberrantes, civilizacionalmente atrasadas e mesmo bárbaras desde que perpetradas por gente oriunda de outros pontos do globo. Ou seja, a tolerância tem dado, muitas das vezes, lugar a uma cumplicidade com aquilo que o Ocidente conseguiu superar através de muita luta e coragem através da sua história.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.