Sábado – Pense por si

Jovem de 20 anos morre esmagado em Calais

Era de origem iraquiana. Cerca de quatro mil pessoas estão em França e querem tentar chegar ao Reino Unido

Um jovem de origem iraquiana, de 20 anos, foi hoje encontrado morto num camião perto do porto de Calais, no norte de França, anunciaram as autoridades locais.

"Cerca das 8h00 (7h00 em Lisboa), o motorista de um pesado travou bruscamente por razões desconhecidas e verificou a carga, tendo encontrado um migrante morto no camião, sem dúvida esmagado pelas paletes", indicou a câmara municipal.

Desde 26 de Junho, este é o 12.º migrante que morre a tentar entrar no Reino Unido. Há cinco dias, um menor foi atingido mortalmente por uma composição de carga, perto do túnel sob o canal da Mancha.

Cerca de quatro mil migrantes, principalmente oriundos da África de leste, Afeganistão e Síria, estão na região do porto de Calais para tentar chegar ao Reino Unido.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.