Sábado – Pense por si

Homem que esfaqueou passageiros acusado de tentativa de assassínio

07 de dezembro de 2015 às 09:04
As mais lidas

Ataque na estação de Leytonstone, no metropolitano de Londres, deixou duas pessoas feridas. Agressor tem 29 anos

O homem que esfaqueou, no sábado, duas pessoas numa estação de metro de Londres foi acusado de tentativa de assassínio, informou hoje a polícia metropolitana, que investiga o caso como um acto terrorista.

Muhaydin Mire, de 29 anos, vai ser hoje presente a tribunal, depois de as forças de ordem terem avançado com a acusação devido ao incidente, que ocorreu na estação de Leytonstone, no leste da capital britânica.

Mire, que feriu gravemente um homem de 56 anos e causou ferimentos leves a outro, gritou "isto é pela Síria" depois do ataque, segundo testemunhas.

Inicialmente, foi noticiado que havia um terceiro ferido mas essa mulher foi alvo de ameaças e não sofreu danos físicos.

No domingo, a polícia londrina renovou o pedido de informação aos testemunhos do ataque para esclarecer as circunstâncias do esfaqueamento.

O comandante da unidade antiterrorista da Polícia Metropolitana de Londres (MET), Richard Walton, pediu a quem conseguiu filmar o ataque, e cujos vídeos estão a circular na Internet, para que se "ponha em contacto" com as autoridades.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.