Sábado – Pense por si

F-18 despenha-se depois de descolar de base em Madrid

17 de outubro de 2017 às 11:41
As mais lidas

A morte do piloto foi já confirmada pela presidente da Comunidade de Madrid, Cristina Cifuentes.

Um avião caça F-18 da Força Aérea Espanhola (FAE) despenhou-se esta terça-feira após ter descolado da base militar de Torrejón de Ardoz (Madrid), provocando a morte do piloto, indicou o Ministério da Defesa espanhol.

A morte do piloto foi já confirmada pela presidente da Comunidade de Madrid, Cristina Cifuentes.

O Ministério da Defesa afirmou que o acidente com o aparelho, pertencente à Ala 12 da FAE, ocorreu quando se realizava a manobra de descolagem, indicando ser "cedo" para determinar as causas.

O acidente ocorreu às 11h locais (10h em Lisboa) e as equipas de resgate estão já no terreno, acrescentou o Ministério da Defesa espanhol.

Fontes dos serviços de emergência médica espanhola confirmaram também à agência noticiosa EFE a queda do aparelho e activaram já os protocolos de actuação para este tipo de acidentes.

O acidente de hoje é o segundo em menos de uma semana, uma vez que, a 12 deste mês, um avião "Eurofighter" se despenhou próximo da base de Los Llanos (Albacete), para onde regressava após ter participado no desfile da Festa Nacional, acidente em que morreu o piloto, de 34 anos.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.