Sábado – Pense por si

Erdogan: turcos provaram "forte desejo para a unidade e a integridade"

Partido da Justiça e Desenvolvimento alcançou a maioria parlamentar nas eleições de domingo

Os turcos votaram pela "unidade e integridade" nas eleições de domingo, disse o presidente Recep Tayyip Erdogan, após o seu Partido da Justiça e Desenvolvimento ter alcançado a maioria parlamentar.

"O nosso povo mostrou de uma forma muito clara na eleição de domingo que prefere acção e desenvolvimento à controvérsia", afirmou, em comunicado.

Os eleitores "têm dado provas do seu forte desejo para a unidade e a integridade" na Turquia, adiantou.

O Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), liderado por Erdogan venceu as eleições legislativas de hoje na Turquia e garantiu a maioria absoluta no Parlamento, obtendo 315 dos 550 deputados, com 49,4% dos votos.

Segundo os dados oficiais, o Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata) ficou em segundo lugar, com 24,5% dos votos, seguido pelo Partido da Acção Nacionalista (MHP, direita), com cerca de 12%, ambos muito abaixo do que obtiveram nas eleições de 7 de Junho.

O Partido Democrático dos Povos (HDP, pró-curdo) conseguiu, à justa, eleger deputados, ao obter 10,4% dos votos, mais quatro pontos percentuais que o mínimo necessário para chegar à assembleia nacional.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.