Sábado – Pense por si

Embaixada de Portugal na Ucrânia encerra por alguns dias

Lusa 20 de novembro de 2024 às 16:19
As mais lidas

O encerramento da embaixada será temporário, anunciou Paulo Rangel, lembrando que o encerramento já aconteceu por várias vezes durante a guerra da Ucrânia.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje que a embaixada de Portugal em Kiev encerrou "temporariamente e por alguns dias", mas salientou que tal já aconteceu por várias vezes durante a guerra da Ucrânia.

Duarte Roriz/Medialivre

"A nossa embaixada funcionou hoje regularmente até às 15:00 locais e, entretanto, nós tomámos a decisão de que ela não abriria amanhã, eventualmente também não nos próximos dias, com uma avaliação permanente da situação. Portanto, há um encerramento, mas um encerramento temporário", afirmou Paulo Rangel, em declarações aos jornalistas em São Paulo, à margem de uma visita com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, à Casa de Portugal.

O ministro salientou que "não se pode criar a ideia" de que Portugal está a retirar as pessoas de Kiev, salientando que estes encerramentos temporários aconteceram "dezenas, se não centenas de vezes" ao longo dos mil dias da guerra na Ucrânia.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.