Sábado – Pense por si

Detido suspeito do ataque com faca na Alemanha

Pelo menos seis pessoas ficaram feridas em ataque com faca em Munique. Já foi detido um suspeito.

Seis pessoas ficaram feridas este sábado na cidade alemã de Munique devido a um ataque com uma faca por um homem que fugiu depois do crime, de acordo com as forças de segurança locais. A polícia alemã deteve um suspeito ligado ao ataque.

"O suspeito no momento é apenas isso, um suspeito", afirmou o porta-voz da polícia de Munique, Marcos da Gloria Martins, numa conferência de imprensa na qual ressalvou ser agora necessário confirmar se o suspeito é mesmo o autor do ataque, concretizado com uma faca.

"Um dispositivo policial está instalado na praça Rosenheimer Platz. O agressor feriu várias pessoas com uma faca", afirmou a polícia local na sua conta do Twitter às 9h30 locais (8h30 em Lisboa). 

Warning: please avoid area around #Rosenheimerplatz,Ostbahnhof&Ostpark! The offender is still on the run.If possible stay in your houses

Numa série de mensagens divulgadas esta manhã, a polícia apelou à população para ficar em casa e evitar a área do ataque, enquanto o atacante está em fuga, e relatou que todos os agentes disponíveis estão envolvidos na operação para encontrar o homem.

De acordo com a polícia, o atacante, com 40 anos, está vestido com calças cinzentas e uma camisola verde, transporta uma mochila e fugiu numa bicicleta preta.

Por enquanto, a polícia não conhece os motivos que levaram à agressão.

De acordo com o jornal alemão tz, várias ambulâncias chegaram ao local e um helicóptero está também a sobrevoar na área.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.