NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Duarte Marques, do PSD, vai "verificar a situação nos campos de acolhimento de migrantes e refugiados"
O deputado do PSD Duarte Marques foi enviado para a Hungria para avaliar a situação dos refugiados. A pedido do do Conselho da Europa, a visita, que começa este domingo, 14 de Maio, vai decorrer durante três dias.
"Duarte Marques, deputado do PSD, inicia hoje uma visita de três dias à Hungria para recolher dados e informações sobre a situação dos refugiados neste país, avaliar as mais recentes decisões do governo e verificar a situação nos campos de acolhimento de migrantes e refugiados em Röszke", lê-se num comunicado enviado pelo deputado.
Este relatório final foi apresentado na sessão parlamentar de Junho da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, sessão que terá como tema central a crise dos refugiados. "A parte mais sensível destafact finding mission será a deslocação ao campo de refugiados de Röszke, o principal na Hungria, para avaliar as condições das pessoas no terreno, conhecer os testemunhos de refugiados e receber os contributos dos especialistas que aí estão em funções", refere o mesmo texto.
O deputado social-democrata explica que "a experiência de terreno é decisiva para encontrar as melhores opções que permitam a redução dos impactos humanitários desta crise".
Da agenda fazem parte encontros com diversos representantes das autoridades e governo Húngaro, do parlamento, além de reuniões com o ministro da Justiça e dos Assuntos Parlamentares, com a secretária de Estado Adjunta para os Assuntos Europeus, com o ministro para a Capacitação Humana e com o director-geral dos Serviços de Imigração e Asilo.
"Relativamente à sociedade civil, o relator do Conselho da Europa encontrar-se-á com representantes doACNUR, da UNICEF, da Menedek Association, Cordelia Foundation e Artemisszió, as maiores e mais importantes organizações no terreno que lutam pela defesa dos direitos humanos e que asseguram total independência face às autoridades locais", descreve ainda.
Deputado visita Hungria para avaliar situação dos refugiados
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Novo Banco não encherá só os bolsos da Lone Star: no mundo ligado pela finança, os ganhos vão para bombeiros em LA, polícias em Chicago, professores no Texas
Por mais grave e chocante que o caso de Bolsonaro seja, a sua sentença é um sinal de funcionamento do regime democrático brasileiro e, por isso, um sinal de esperança no futuro
Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais
O que os palestinianos nunca aceitaram – um estado independente e soberano ao lado de Israel – é agora reconhecido por Portugal e mais nove países europeus. Que estado é esse, ninguém sabe. Mas o Hamas sabe que, depois do massacre, veio a recompensa.