Sábado – Pense por si

Cavaco: Guterres tem "indiscutivelmente perfil" para ONU

Presidente da República condecorou esta manhã o antigo alto-comissário para os Refugiados e sublinhou a sua experiência e capacidade para se candidatar a secretário-geral

O Presidente da República destacou hoje o legado que António Guterres deixa nas Nações Unidas pela forma como desempenhou o cargo de Alto Comissário para os Refugiados, considerando que tem "indiscutivelmente o perfil" para secretário-geral da organização.

"O engenheiro António Guterres deixa um legado no sistema das Nações Unidas e pela forma como exerceu as suas funções de Alto Comissário é hoje uma voz respeitada e ouvida em todo o mundo", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, na cerimónia de condecoração do ex-primeiro-ministro António Guterres com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Sublinhando que a condecoração agora atribuída é o reconhecimento de "um percurso de vida que tem prestigiado Portugal", Cavaco Silva falou também do desafio que António Guterres tem agora pela frente, considerando que o ex-primeiro-ministro "indiscutivelmente tem o perfil, a experiência e os conhecimentos para desempenhar o mais alto cargo do sistema das Nações Unidas".

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.