Sábado – Pense por si

Alex Jones declara Infowars em situação de falência

19 de abril de 2022 às 08:33
Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
As mais lidas

O divulgador de teorias da conspiração, objeto de vários processos colocados pelos pais das vítimas do tiroteio na escola primária Sandy Hook, em 2012, declarou o Infowars em falência.

O divulgador de teorias da conspiração de extrema-direita Alex Jones, objeto de vários processos colocados pelos pais das vítimas do tiroteio na escola primária Sandy Hook, em 2012, declarou o seu sítio Infowars em falência.

Esta declaração, constante de um documento judicial, para colocar o Infowars sob a proteção da lei das falências, também designada 'capítulo 11', deve permitir suspender os procedimentos nos tribunais civis durante um período de tempo para preparar os planos de recuperação das empresas envolvidas, que podem continuar a operar.

"Alex Jones quer atrasar o inevitável: um processo público no qual vai ser responsabilizado pela sua campanha de mentiras, motivada pelo lucro, contra as famílias da Sandy Hook que o processaram", reagiu Chris Mattei, advogado de cinco famílias de vítimas e de um agente da polícia federal (FBI, na sigla em Inglês) que apresentaram queixa contra Alex Jones junto de um tribunal de Waterbury, no Estado de Connecticut.

Figura conhecida da extrema-direita e divulgador de várias teorias de conspiração, o fundador da Infowars está processado, desde há anos, por pais de vítimas da matança na escola de Sandy Hook, em Newton, no Connecticut, que tinha chocado os EUA por ter afirmado que o massacre não passava de uma encenação dirigida pelos opositores das armas de fogo.

A matança tinha então causado 26 mortos, entre os quais 20 crianças e seis adultos, em 2012.

Com 48 anos, Alex Jones está processado em tribunais dos Estados do Texas e do Connecticut, onde tem sofrido várias derrotas judiciais.

A declaração de falência, feita junto de um tribunal de falências no Texas, envolve também as sociedades Infowars Health e Prison Planet TV, ambas de Alex Jones.

Apoiante de Donald Trump, esteve presente na manifestação de 06 de janeiro em 2021, em Washington, que originou o assalto violento ao Capitólio pelos apoiantes do antigo presidente republicano.

Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.