Sábado – Pense por si

A propósito da Igreja velha

09 de setembro de 2011 às 12:16

A Igreja, em Portugal, é extremamente conservadora. Nada de novo. Porém, ocasionalmente, vozes dissentes alertam a própria instituição e a sociedade para os seus males e malformações.

A Igreja, em Portugal, é extremamente conservadora. Nada de novo. Porém, ocasionalmente, vozes dissentes alertam a própria instituição e a sociedade para os seus males e malformações. D. António Ferreira Gomes, que foi bispo do Porto, perseguido e homiziado por Salazar, é uma dessas grandes referências. Aliás, ele é um dos grandes intelectuais e pensadores portugueses, conhecedor profundo de latim, grego, francês, inglês e alemão, e de literatura clássica e moderna. Uma carta que enviou ao ditador, e na qual não só relatava como verberava a miséria do País, ocultada pelos serviços de propaganda do regime. Essa carta surge na decorrência do vendaval Humberto Delgado que, em 1958, varreu a pátria e entusiasmou as populações.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres