Sábado – Pense por si

4600 pessoas resgatadas no Mediterrâneo em três dias

06 de dezembro de 2015 às 12:29
As mais lidas

O mar calmo tem levado mais pessoas a sair da Líbia em direcção a Itália

Mais de 4.600 imigrantes foram resgatados no mar Mediterrâneo, ao largo da costa da Líbia, entre quinta-feira e sábado, anunciou hoje o centro operacional da Guarda Costeira italiana, em Roma.

Só no sábado foram realizadas nove operações, coordenadas pelo centro, que permitiram resgatar 1.123 imigrantes que estavam à deriva no mar, uns a bordo de sete botes pneumáticos e outros em dois barcos.

O mar calmo tem levado, nos últimos dias, a uma aceleração das saídas a partir da Líbia para a costa italiana mais próxima, adiantam as autoridades, citadas pela agência France Presse (AFP).

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.