Sábado – Pense por si

Oito polícias mortos em atentado com carro-bomba na Turquia

Um carro armadilhado explodiu no exterior de um posto de controlo à entrada do edifício da polícia

Pelo menos oito polícias morreram hoje na sequência de um atentado com um carro-bomba contra uma esquadra na cidade de Cizre, no sudeste da Turquia, informou a televisão CNNTürk e a agência noticiosa Anadolu.

O atentado, que ocorreu às 7 horas (5 horas em Lisboa) quando um carro armadilhado explodiu no exterior de um posto de controlo à entrada do edifício da polícia, também fez pelo menos 45 feridos, dos quais dois se encontram em estado grave.

A agência noticiosa pró-governamental Anadolu atribuiu a responsabilidade do ataque ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), movimento dos rebeldes separatistas curdos que Ancara qualifica como uma organização terrorista.

O ataque provocou danos significativos no quartel-general das forças anti-motim e uma longa coluna de fumo negro no céu, segundo as imagens difundidas pela televisão.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.