Secções
Entrar

Volta a Portugal: O nervosismo dos estreantes antes das primeiras pedaladas

01 de agosto de 2018 às 09:59

A Volta a Portugal começa hoje em Setúbal e termina em 12 de Agosto, em Fafe.

O nervoso miudinho e alguma ansiedade são palavras usadas por alguns dos estreantes numa Volta a Portugal em bicicleta, uma corrida diferente mesmo para ciclistas já com alguma experiência nos escalões inferiores.

1 de 5

André Carvalho, da Liberty Seguros, sabe que esta é "uma corrida diferente", com "emoções diferentes", mas, à agência Lusa, fala também do entusiasmo que a equipa sente antes do início da partida.

A correr há 11 anos, o jovem ciclista, de 20 anos, está a cumprir um sonho de estar pela primeira vez nesta corrida, 49 anos depois de o avô Carlos Carvalho ter terminado a Volta de camisola amarela vestida.

"O meu avô foi ciclista, ganhou a Volta a Portugal em 1959 e acho que isto é o culminar de um sonho, porque todos nós ambicionamos um dia participar naquela que é a prova mais importante em Portugal, a 'grandíssima', como se costuma dizer. Estou um pouco expectante daquilo que pode ser a Volta a Portugal", assumiu.

André Carvalho mostrou-se na última prova do calendário nacional antes da Volta a Portugal, ao ficar à porta do 'top-10' no Grande Prémio Nacional 2, a 25 segundos de um lugar no pódio.

"É uma corrida totalmente diferente, não só pelos corredores que participaram, mas também pelo percurso em si. A Volta em Portugal é a corrida mais mediática do nosso país e, apesar de ter andado bem na Nacional 2 e me ter sentido bem, acho que a Volta a Portugal é diferente. O mais importante é dar o meu melhor", referiu.

Inesquecível será a estreia de Gonçalo Leaça, pois caberá ao jovem da LA-Alumínios, dois dias mais velho do que André Carvalho, inaugurar hoje a 80.ª edição da Volta a Portugal.

O dorsal 182 será o primeiro dos 131 ciclistas do pelotão da prova a sair para a estrada para percorrer os 1,8 quilómetros do prólogo em Setúbal.

"Fiquei muito contente, é gratificante ser o primeiro e vou tentar dar o meu melhor", disse.

Gonçalo Leaça considera que "há um nervosismo que é normal", pois vai ser a sua primeira Volta a Portugal.

"O objectivo vai passar por fazer o melhor lugar possível na geral e tentar discutir alguma classificação intermédia, como a montanha ou assim, além de tentar entrar em fugas para mostrar o patrocinador", afirmou.

O mais velho destes três estreantes, mesmo que por apenas alguns dias - nasceram todos em Outubro de 1997 -, Francisco Campos é provavelmente o mais experiente de todos.

O ciclista da Miranda-Mortágua foi campeão nacional de sub-23 em 2017, esteve nos Europeus e no Tour d'Avenir, entre outras provas, mas mesmo assim admite que "há sempre aquele nervoso miudinho".

"Estamos cientes que estamos na Volta a Portugal. Somos bastante novos, mas temos alguma qualidade. Temos como objectivo dignificar as nossas cores e mostrar que somos mais uns no pelotão, mas para mostrar um bocado do que é a nossa equipa", afirmou.

Francisco Campos admite que "gostava de fazer um lugar nos 10" primeiros, mas tem "os pés assentes na terra" e quer esperar para vez o que a estrada vai dar.

A Volta a Portugal começa hoje em Setúbal e termina em 12 de Agosto, em Fafe.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela