Secções
Entrar

Vitória-Hajduk termina com desacatos, lançamento de cadeiras e agressões

10 de agosto de 2022 às 22:42

À saída dos cerca de 500 adeptos do Hajduk Split do Estádio D. Afonso Henriques, duas pessoas nesse contingente agrediram dois operadores de câmera das televisões.

O jogo entre Vitória de Guimarães e Hajduk Split, da Liga Conferência Europa de futebol, terminou com desacatos entre jogadores, lançamentos de cadeiras por adeptos vitorianos e agressões de adeptos croatas no exterior.

A equipa portuguesa venceu o jogo por 1-0, números insuficientes para 'virar' a terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, após a derrota na Croácia por 3-1, num ambiente tenso no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, que recebeu 15.214 espetadores.

Durante os 90 minutos, os jogadores de ambas as equipas envolveram-se em 'picardias', como a que aconteceu perto do intervalo entre o avançado croata Marko Livaja e o guarda-redes vitoriano Bruno Varela.

Na segunda parte, alguns dos adeptos ao Hajduk arremessaram tochas contra a 'caixa de segurança' que os delimitava e um grupo de espetadores afeto ao Vitória, na bancada inferior nascente, dificultou a marcação de um canto a Marko Livaja e a Jani Atanasov, jogadores do Hajduk, com arremesso de várias garrafas de água e três cadeiras para o relvado, já nos descontos.

Mal soou o apito final, os jogadores de ambas as formações exaltaram-se na sequência de um gesto de Marko Livaja, que gerou uma confusão que se estendeu dezenas de metros pelo relvado.

As equipas separaram-se para saudarem os adeptos, mas, no regresso aos balneários, à passagem pelo banco de suplentes, um elemento do 'staff' do Hajduk fez um gesto obsceno para a bancada poente, o que levou a mais desacatos entre atletas e ao arremesso de cerca de duas dezenas de cadeiras por espetadores afetos aos minhotos, antes da recolha aos balneários.

Cerca de uma hora depois, à saída dos cerca de 500 adeptos do Hajduk Split do Estádio D. Afonso Henriques, duas pessoas nesse contingente agrediram dois operadores de câmera das televisões, o que motivou uma carga policial dos agentes do Corpo de Intervenção da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Na terça-feira à noite, um grupo organizado de pessoas, algumas delas com adereços azuis, brancos e vermelhos -- as cores do Hajduk Split - provocou distúrbios no centro histórico de Guimarães, com "arremesso de mobiliário de esplanadas e deflagração de artefactos pirotécnicos".

A PSP identificou 154 pessoas envolvidas na ocorrência, tendo 122 nacionalidade croata, 23 nacionalidade portuguesa e nove outras nacionalidades.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela