Secções
Entrar

Vistos gold rendem mais de 2,2 mil milhões de euros

13 de julho de 2016 às 20:44

No primeiro semestre deste ano, o investimento totalizou cerca de 500 milhões de euros, "na maioria dos casos, associados a investimento imobiliário", revelou o MNE, Augusto Santos Silva

O programa de atribuição de vistos gold rendeu desde 2012 mais de 2,2 mil milhões de euros de investimento para Portugal, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, revelando que estão no nível mais elevado de sempre.

 

No total, a atribuição das Autorizações de Residência para a actividade de Investimento (ARI) - os chamados vistos gold - representa um investimento de 2.202.691.883,35 euros, segundo Augusto Santos Silva, que falava aos jornalistas no final de uma audição na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas. "Os valores e autorizações concedidas são os mais altos" de sempre, apontou.

 

Na reunião, o governante revelara que por mês, em média, este ano, são aprovadas 136 novas autorizações de residência para investimento, e que em Maio e Junho o valor chegou aos 157, em cada um dos meses. "Os valores de processos tramitados e de autorizações concedidas são neste momento os mais altos da existência do programa", garantiu o ministro aos deputados, afirmando também que a tramitação tem sido melhorada.

 

No primeiro semestre deste ano, o investimento totalizou cerca de 500 milhões de euros, "na maioria dos casos, associados a investimento imobiliário".

 

Em resposta ao deputado do CDS-PP Filipe Lobo d'Ávila, Santos Silva comentou que a "larguíssima maioria" de pedidos dizem respeito à aquisição de imobiliário e "alguns [são] ao abrigo de transferência de capitais". "Não desvalorizo, apenas situo", referiu, acrescentando: "Aquelas que nós todos gostaríamos, autorizações para investimento novo, produtivo, criando postos de trabalho, continuam a ser a muito ínfima excepção", mencionou.

 

Santos Silva sublinhou ainda que uma das suas prioridades foi evitar que este programa "se perdesse", um risco que ocorreu no ano passado "por razões estranhas à vontade de nós todos", numa alusão ao processo judicial relacionado com a aquisição de vistos gold, que envolve, entre outros, o antigo ministro da Administração Interna Miguel Macedo. "Esse risco está ultrapassado", garantiu o governante.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela