Secções
Entrar

Visitas nos hospitais da Madeira suspensas por mais 10 dias

15 de janeiro de 2022 às 14:00

A suspensão de visitas mantém-se "nas unidades hospitalares João de Almada, Marmeleiros e Dr. Nélio Mendonça", pode ler-se na informação divulgada.

O Serviço Regional de Saúde da Madeira (Sesaram) decidiu prolongar por mais dez dias a suspensão do regime de visitas nas unidades hospitalares do Funchal na sequência do aumento dos casos de covid-19, foi hoje anunciado.

"O Sesaram mantém a suspensão de regime de visitas por motivo de prevenção por mais 10 dias, nas unidades hospitalares João de Almada, Marmeleiros e Dr. Nélio Mendonça", pode ler-se na informação divulgada.

O serviço adianta que as pessoas podem solicitar informações pretendidas junto do Balcão do Cidadão, localizado na entrada do Hospital Dr. Nélio Mendonça, através dos números 291705763 e 961186549 ou para o correio eletrónico: balcaocidadao@sesaram.pt.

Estes meios estão em funcionamento de segunda a sexta-feira entre das 08:h30 às 19:00 e aos sábados/feriados entre as 10:00 e as 13:00.

Também refere que, para situações de internamento inicial após o atendimento no Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, as pessoas podem contactar o Gabinete de Apoio à Família, naquela unidade, utilizando o número de telefone 291705608, entre as 08:00 e as 00:00, todos os dias.

A 07 de janeiro, a secretaria regional da Saúde da Madeira anunciou a suspensão das visitas nestas unidades depois de terem sido detetados dois surtos de covid-19 nos hospitais dos Marmeleiros e João de Almada, situados nos arredores do Funchal, como forma também de proteger os profissionais do setor.

De acordo com os últimos dados divulgados sexta-feira pela Direção Regional de Saúde (DRS), a Madeira registou mais 2.006 casos de infeção por SARS-CoV-2 e 647 recuperados, passando a contabilizar 12.266 infetados ativos.

Esta autoridade complementou que estão internadas 83 pessoas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, quatro delas em cuidados intensivos, e 83 doentes cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo os restantes doentes em alojamento próprio.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.237 pessoas e foram contabilizados 1.814.567 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela