Secções
Entrar

Velório de João Semedo a partir das 17 horas no Porto

17 de julho de 2018 às 14:14

O funeral sairá quarta-feira, pelas 13:30, da Cooperativa em direcção ao cemitério do Prado do Repouso, no Porto.

O velório do ex-coordenador do BE João Semedo, que morreu hoje aos 67 anos, realiza-se esta tarde, a partir das 17:00, na Cooperativa Árvore, no Porto, confirmou à agência Lusa fonte oficial do partido.

1 de 3
Foto: Raquel Wise/Sábado
Foto: Raquel Wise/Sábado
Foto: Cofina Media

João Semedo morreu hoje, aos 67 anos, depois de anos de uma batalha contra o cancro.

O velório está marcado para as 17:00, na Cooperativa Árvore, no Porto. O funeral sairá quarta-feira, pelas 13:30, da Cooperativa em direcção ao cemitério do Prado do Repouso, no Porto.

Para lá de décadas de intervenção política, a actividade cívica de João Semedo foi multifacetada e incluiu, entre muitas outras, a participação nas campanhas de alfabetização pós-25 de Abril, a intervenção na Cooperativa Árvore, na direcção do FITEI, na Universidade Popular e na fundação do Sindicato dos Médicos do Norte.

De acordo com a mesma fonte do BE, a coordenadora do BE, Catarina Martins, fará declarações à imprensa sobre a morte de João Semedo hoje à tarde, na Cooperativa Árvore.

O ex-coordenador do BE e médico teve uma vida marcada pela política e participação cívica, tendo as duas últimas lutas sido a despenalização da eutanásia e a defesa do Serviço Nacional de Saúde.

Depois de 30 anos de militância no PCP, João Semedo aderiu oficialmente ao BE a 4 de Abril de 2007, apesar da aproximação ao partido já ter acontecido três anos antes, quando integrou, enquanto independente, as listas do BE às eleições europeias de 2004, a convite de um dos fundadores do partido Miguel Portas.

Após a saída de Francisco Louçã de líder do partido, entre 2012 e 2014, João Semedo assumiu a coordenação, em conjunto com a actual coordenadora, Catarina Martins, numa solução de liderança bicéfala que os bloquistas viriam a abandonar.

A batalha de João Semedo contra o cancro começou em 2015, quando renunciou ao mandato de deputado da Assembleia da República que exercia desde 2006.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela