Secções
Entrar

Urgência pediátrica do Beatriz Ângelo volta a abrir ao fim de semana

Lusa 07 de março de 2023 às 16:56

A garantia foi dada pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, aos presidentes das câmaras de Loures, Odivelas, Mafra e Sobral de Monte Agraço.

A urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo (HBA), em Loures, vai reabrir ao fim de semana, em horário ainda por definir, disse hoje o presidente do município, Ricardo Leão.

Cofina Media

Segundo o autarca, a garantia foi dada pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, aos presidentes das câmaras de Loures, Odivelas, Mafra e Sobral de Monte Agraço, concelhos do distrito de Lisboa servidos pela unidade, após uma reunião na capital sobre o encerramento noturno e aos fins de semana daquele serviço, em vigor desde a semana passada.

No final do encontro, ladeado pelos seus colegas autarcas, Ricardo Leão (PS) avançou aos jornalistas que foi encontrada uma solução "considerada um avanço" por todos, lembrando que o "grande propósito" da reunião era uma explicação sobre o encerramento definitivo da urgência pediátrica.

"Já houve um avanço. O ministro comprometeu-se a avaliar e anunciar, ainda hoje, uma solução provisória de reabrir ao fim de semana essa urgência, que estava agora encerrada todo o fim de semana", disse.

O responsável adiantou também que o ministro deu garantias de se "poder alargar um pouco" o horário durante a semana e de haver um "reajustamento ao fim de semana".

"O horário que ficar definido durante a semana fica ainda no fim de semana", salientou, frisando que este é "o caminho que tem de ser trabalhado".

Ricardo Leão lembrou que os problemas no HBA não acontecem somente com a pediatria, acrescentando que o ministro da Saúde se comprometeu a reunir-se "durante este mês" com os quatro autarcas para "apresentar soluções e caminhos no sentido de melhorar o que interessa a todos, que é a prestação de cuidados médicos".

Questionado sobre se a solução passa por uma parceria público-privada, como já aconteceu no passado, o socialista explicou que o ministro "não tem qualquer tipo de reserva na matéria".

"Mas, convenhamos, fazer uma parceria público-privada demora o seu tempo - no mínimo dois, três anos", lembrou.

De acordo com Ricardo Leão, o ministro "irá ter de recorrer a todos os instrumentos que tem ao seu alcance" e será Manuel Pizarro que irá apresentar "uma solução a muito curto prazo".

"A solução não agrada a todos, mas é um passo que tem de se dar para se conseguir resolver a situação", reiterou, acrescentando que provavelmente não será já este fim de semana que irá acontecer a reabertura.

"Há hoje uma reunião e penso que o senhor ministro irá informar nessa matéria", apontou.

Em causa está o plano para o funcionamento regular das urgências de pediatria da Área Metropolitana de Lisboa, que o Governo prometeu apresentar esta semana.

A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) e responsáveis de 12 hospitais de Lisboa e Vale do Tejo reúnem-se hoje para aprovar o documento.

Sobre a solução para os problemas de funcionamento no HBA, nomeadamente a falta de médicos, Ricardo Leão apontou que até ao final do mês esta questão será resolvida e anunciada pelo ministro da Saúde.

"No final do mês vamos ter soluções, como contratação de médicos. Na reunião foram apontadas soluções mistas e, entre estas, a solução da parceria público-privada, que demora tempo. Até lá têm de ser tomadas decisões", reconheceu.

Ricardo Leão afirmou que as soluções mistas serão "vistas caso a caso" e que quando houver "necessidade de um serviço ir até ao privado" serão feitas "parcerias muito específicas".

"A parceira público-privada funcionou no passado. Temos um ano de gestão pública. O parceiro não quis continuar com a parceria, não foi o Governo que quis interrompê-la", salientou.

Desde quarta-feira passada que a urgência pediátrica do hospital de Loures passou a funcionar apenas de segunda-feira a sexta-feira, entre as 09:00 e as 21:00, devido à falta de pediatras.

A decisão de encerramento motivou a aprovação de moções de contestação nas câmaras de Loures e de Mafra, por unanimidade.

Entretanto, os chefes de equipa do Serviço de Urgência Geral do HBA apresentaram a sua demissão devido à falta de condições, que dizem pôr em causa a segurança dos doentes e dos profissionais.

O Governo prometeu apresentar esta semana o plano para o funcionamento regular das urgências de pediatria de toda a Área Metropolitana de Lisboa.

A população que recorre à urgência pediátrica do HBA deve passar a usar os serviços que se mantêm abertos, como os do Hospital de Santa Maria, do Hospital Dona Estefânia ou do Hospital de São Francisco Xavier, todos em Lisboa, concelho contíguo a Loures.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela