Secções
Entrar

Ucrânia: Grécia pede à Turquia para cooperar na retirada de cereais ucranianos

07 de junho de 2022 às 15:18

O chefe do governo da Grécia acrescentou que os dois países devem procurar um ambiente de "diálogo e de entendimento" que ajude a resolver a crise alimentar que assola a África.

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, pediu hoje à Turquia que regresse à calma e ao diálogo, num clima de cooperação, para ajudar a retirar trigo da Ucrânia.

"Desafio a Turquia a não passar da tensão verbal a tensão no terreno", disse o líder conservador grego, que discursava num fórum sobre saúde, numa referência a declarações recentes do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmando que não pretende voltar a reunir-se com o primeiro-ministro grego e levantando novamente a questão da soberania das ilhas do Mar Egeu.

O chefe do governo da Grécia acrescentou que os dois países devem procurar um ambiente de "diálogo e de entendimento" que ajude a resolver a crise alimentar que assola a África, facilitando a passagem de navios com cereais da Ucrânia.

"A única maneira de recuperar o trigo retido na Ucrânia é por mar. Tanto a Turquia como a Grécia têm um papel a desempenhar", sublinhou Mitsotakis.

A Turquia apresentou-se como um possível mediador entre a Rússia e a Ucrânia e já confirmou que foram feitos progressos significativos nas negociações com os dois países para adotar um plano para permitir a exportação de trigo e de outros produtos dos portos ucranianos.

"Fizemos progressos nesta questão", disse o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, num comunicado de segunda-feira com embargo até hoje. Adiantou que as autoridades turcas mantêm contactos intensos com a Rússia, Ucrânia e Nações Unidas para resolver o problema "o mais rapidamente possível".

"A crise alimentar é um grave problema. Poderemos enfrentar situações calamitosas, especialmente nos países do Terceiro Mundo. Vamos ver como podemos contribuir para a solução. Mas a Turquia deve evitar usar uma retórica que ultrapassa os limites", disse ainda o primeiro-ministro grego.

Mitsotakis - que nas últimas semanas abordou o novo aumento das tensões com a Turquia em todos os fóruns internacionais em que participou - evitou entrar no mesmo tom de confronto usado por Erdogan, mas deixou claro que "a Grécia mostrou que está pronta para defender tanto a sua soberania como os seus direitos soberanos".

Mitsotakis e o chefe da diplomacia grega, Nikos Dendias, vão receber na quinta-feira a ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock, que também se desloca à Turquia, visita da qual Atenas espera obter um sinal inequívoco de apoio no diferendo com a Turquia.

Num comunicado divulgado antes desta viagem, Baerbock pediu aos dois países para que resolvam as divergências pelo diálogo, evitando uma escalada de tensões.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela