Secções
Entrar

Trabalhadores subcontratados da Segurança Social manifestam-se esta quinta-feira

21 de outubro de 2021 às 07:23

Existem cerca de 200 trabalhadores nestas condições em todo o país, que asseguram tarefas permanentes, nalguns casos há três anos, mas continuam a ser subcontratados.

Os trabalhadores do Instituto de Segurança Social (ISS-IP) subcontratados a empresas de trabalho temporário manifestam-se esta quinta-feira em Lisboa contra a precariedade do seu vínculo laboral e em defesa da integração nos quadros do instituto.

Elisabete Gonçalves, dirigente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) disse à agência Lusa que estes trabalhadores, cerca de 200 em todo o país, asseguram tarefas permanentes, nalguns casos há três anos, mas continuam a ser subcontratados.

"É uma situação que temos vindo a contestar a mais de um ano, pois no ano passado estes trabalhadores, que integram as equipas do ISS, receberam cartas de rescisão, o que acabou por ficar sem efeito, depois de muitas diligências e protestos, mas continuam sem saber o que o futuro lhes reserva", disse.

A federação convocou a concentração junto à sede do ISS, que deverá integrar dirigentes e ativistas sindicais e trabalhadores de Lisboa, para exigir que todos os trabalhadores das empresas de trabalho temporário, RHmais e Heading-Recursos Humanos, sejam integrados no mapa de pessoal do ISS-IP e tenham um contrato de trabalho.

A concentração contará com a presença do coordenador da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, Sebastião Santana, que disse à Lusa que esta é uma situação inaceitável em serviços públicos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela