Secções
Entrar

Trabalhadores de museus e monumentos nacionais em greve na quinta-feira

Lusa 29 de maio de 2024 às 11:22

A greve pelo período de 24 horas tem como objetivo "a valorização da carreira profissional de vigilância e portaria", bem como a "regularização do pagamento do trabalho suplementar e em feriados".

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) convocou para quinta-feira uma greve dos trabalhadores dos serviços da empresa pública Museus e Monumentos de Portugal pelo pagamento de horas extraordinárias.

De acordo com um comunicado da federação, esta ação de luta visa "exigir a regularização do pagamento do trabalho suplementar e em dias feriados, e reafirmar a necessidade da valorização do trabalho prestado nestes dias, do cumprimento dos horários de trabalho e dos seus limites legais".

A greve pelo período de 24 horas também tem como objetivo "a valorização da carreira profissional de vigilância e portaria", segundo a FNSTFPS.

"O conselho de administração da MMP,EPE, assumiu em 03 de abril passado que já se encontravam apurados todos os pagamentos em falta relativamente ao trabalho suplementar e ao trabalho em dia feriado. E, simultaneamente, assumiu que a regularização seria feita ainda durante esse mesmo mês, o que não se veio a verificar", indicou a federação de sindicatos no comunicado.

Neste contexto, a FNSTFPS tinha convocado uma greve ao trabalho extraordinário para 18 de maio, Dia Internacional dos Museus.

A empresa pública Museus e Monumentos de Portugal gere 38 museus e monumentos nacionais distribuídos por todo o país.

A agência Lusa contactou o Ministério da Cultura sobre o ponto da situação do pagamento das horas extraordinárias a estes trabalhadores, que remeteu uma resposta para mais tarde.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela