Talibãs raptam técnicos de desminagem no Afeganistão
Os talibãs sequestraram os peritos afegãos que trabalham para a organização britânica The Halo Trust na província de Herat, no oeste do Afeganistão
Os talibãs sequestraram 15 peritos em desminagem afegãos que trabalham para a Organização Não Governamental (ONG) britânica The Halo Trust na província de Herat, no oeste do Afeganistão, noticiou hoje a EFE, citando fonte oficial.
O grupo foi interceptado pelos insurgentes na noite de sexta-feira quando viajava de Herat para a localidade de Qala, perto da fronteira com o Irão, referiu Jailani Farhad, porta-voz do governador da província.
"As forças de segurança lançaram uma operação em grande escala para encontrar e resgatar os técnicos sequestrados", assegurou a fonte, revelando que os anciãos tribais estão a mediar os contactos entre as autoridades e os talibãs para a libertação dos raptados.
Os sequestros são comuns no Afeganistão e os funcionários de organizações humanitárias são muitas vezes um alvo apetecível para se obter um resgate.
A Halo Trust realiza trabalhos de desminagem, gestão de arsenal de armas e destruição de explosivos.
A luta contra a ocupação soviética na década de 80, a posterior guerra civil até à ascensão dos talibãs em 1996 e os confrontos com as tropas norte-americanas e da Nato desde 2001, deixaram centenas de milhares de minas espalhadas pelo Afeganistão.
Edições do Dia
Boas leituras!