Secções
Entrar

Talibãs raptam técnicos de desminagem no Afeganistão

02 de abril de 2016 às 17:50

Os talibãs sequestraram os peritos afegãos que trabalham para a organização britânica The Halo Trust na província de Herat, no oeste do Afeganistão

Os talibãs sequestraram 15 peritos em desminagem afegãos que trabalham para a Organização Não Governamental (ONG) britânica The Halo Trust na província de Herat, no oeste do Afeganistão, noticiou hoje a EFE, citando fonte oficial.

O grupo foi interceptado pelos insurgentes na noite de sexta-feira quando viajava de Herat para a localidade de Qala, perto da fronteira com o Irão, referiu Jailani Farhad, porta-voz do governador da província.

"As forças de segurança lançaram uma operação em grande escala para encontrar e resgatar os técnicos sequestrados", assegurou a fonte, revelando que os anciãos tribais estão a mediar os contactos entre as autoridades e os talibãs para a libertação dos raptados.

Os sequestros são comuns no Afeganistão e os funcionários de organizações humanitárias são muitas vezes um alvo apetecível para se obter um resgate.

A Halo Trust realiza trabalhos de desminagem, gestão de arsenal de armas e destruição de explosivos.

A luta contra a ocupação soviética na década de 80, a posterior guerra civil até à ascensão dos talibãs em 1996 e os confrontos com as tropas norte-americanas e da Nato desde 2001, deixaram centenas de milhares de minas espalhadas pelo Afeganistão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela