Secções
Entrar

Sudão do Sul. Pobreza baixa número de vacas do dote

25 de setembro de 2016 às 14:26

Tribunal tradicional decidiu que o mínimo de dote para se casar dentro dos centros de protecção da ONU em Juba é 15 vacas

Um tribunal tradicional do Sudão do Sul reduziu o número de vacas que os varões refugiados na sede da ONU na capital Juba devem pagar como dote do casamento, devido à sua precária situação económica. "Decidimos que o mínimo de dote para se casar dentro dos centros de protecção da ONU em Juba é 15 vacas", explicou àEfeum líder da tribo nuer, Thomas Woul Patheng, quando anteriormente o habitual era uma centena.

Os refugiados também podem oferecer como dote o equivalente em dinheiro a 15 vacas, ou seja, cerca de 30.000 libras sudanesas (cerca de 400 dólares ou 356 euros, à taxa de câmbio actual), acrescentou Patheng, que dirige um dos tribunais tradicionais, que têm a responsabilidade de dirimir questões relativas a casamentos e disputas familiares dentro dos clãs.

Tradicionalmente, os varões nuer, como outras tribos do país, casam-se mediante o pagamento de um dote, que pode ultrapassar as 100 vacas, mas a pobreza causada pelo conflito impossibilita pagamentos desta natureza.

A posse e a criação de gado é para as tribos do Sudão do Sul mais importante do que o dinheiro, já que do número de bovinos depende o prestígio social, riqueza e até a possibilidade de contrair matrimónio.

Cerca de 30.000 civis, a maioria pertencentes à tribo Neur, estão refugiados na sede da missão da ONU em Juba, devido aos combates na capital e à violência étnica.

A guerra civil rebentou em Dezembro de 2013, depois do presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, de etnia dinka, ter denunciado uma tentativa de golpe de Estado por parte do vice-presidente, Riek Machar, de etnia nuer.

O conflito provocou milhares de mortes e dois milhões de deslocados, marcando este Estado jovem que se tornou independente do Sudão em 2011 na sequência de um referendo, depois de uma longa luta armada.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela