Secções
Entrar

Síria: Turquia e Rússia prevêem cessar-fogo antes do Ano Novo

29 de dezembro de 2016 às 09:25

A Turquia e a Rússia estão a planear implementar um cessar-fogo em todo o território sírio antes do Ano Novo

A Turquia e a Rússia estão a planear implementar um cessar-fogo em todo o território sírio antes do Ano Novo, afirmou hoje o ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlut Cavusoglu, citado pela AFP.

O cessar-fogo pode ser implementado "a qualquer momento", disse o ministro ao canal de televisão A Haber, um dia depois de a Turquia e a Rússia terem anunciado um acordo.

"Esperamos obter isso antes do ano novo", disse.

Na quarta-feira, a agência turca Analu anunciou que a Turquia e a Rússia chegaram a um acordo de cessar-fogo com Damasco e oposicionistas para todo o território sírio.

Caso a trégua seja respeitada, o regime de Bashar Al-Assad compromete-se a iniciar negociações com a oposição em Astana, no Cazaquistão, sob a mediação da Rússia e da Turquia.

Segundo o acordo, as negociações contam com a presença de todas as forças da oposição a Damasco, excepto os grupos considerados terroristas.

Neste sentido, as organizações políticas curdas: PYD, Partido da União Democrática e as Unidades de Proteção do Povo, que combatem os extremistas do Estado Islâmico, no norte da Síria, podem ser excluídos das negociações por serem apontados como terroristas pelo governo de Ancara.

O acordo foi anunciado duas semanas depois de a Turquia e da Rússia terem iniciado os primeiros contactos para o cessar-fogo na cidade de Aleppo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela