Secções
Entrar

Sirene de alerta de tsunami acionada na segunda-feira em Lisboa durante exercício

Lusa 05 de novembro de 2023 às 18:21

Vai sentir-se "a emissão de sinais sonoros durante períodos de cerca de 10 minutos, o que pode acontecer várias vezes durante o período do exercício".

A sirene de alerta de tsunami da Praça do Império, em Belém, Lisboa, vai ser acionada na segunda-feira, no âmbito de um exercício para testar o alerta e o grau de prontidão, anunciou hoje a câmara da capital.

Ernesto Barroso/CMTV

Em comunicado, a autarquia presidida pelo social-democrata Carlos Moedas indica que será testado o Sistema Municipal de Aviso e Alerta de Tsunami, que consiste no acionamento da sirene instalada naquele local, "com a emissão de sinais sonoros durante períodos de cerca de 10 minutos, o que pode acontecer várias vezes durante o período do exercício".

O exercício, designado NEWWAVE'23, vai decorrer entre as 08:00 e as 14:30 e visa testar "a efetividade e o grau de prontidão do sistema de alerta para tsunamis implementado na região do Atlântico Nordeste, Mediterrâneo e Mares Conexos (NEAMTWS, na sigla em inglês)", segundo uma nota da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

"Trata-se de um exercício de comunicações, durante o qual os diversos intervenientes de escalão nacional e internacional trocarão entre si notificações técnico-operacionais relacionadas com a eventualidade de um sismo responsável pela geração de um tsunami com impacto nas costas do Nordeste Atlântico e, em particular, na costa portuguesa", lê-se na informação distribuída pela ANEPC.

Segundo a mesma fonte, Portugal participa neste exercício através da ANEPC, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), da Direção-Geral da Autoridade Marítima, do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo da Marinha, dos Serviços Municipais de Proteção Civil e Corpos de Bombeiros dos concelhos litorais e estuarinos do continente.

Participam também entidades responsáveis "pela gestão de infraestruturas vitais das redes de energia, abastecimento de água, comunicações e rodo e ferroviárias".

O IPMA intervém no exercício na dupla qualidade de Centro Nacional de Alerta de Tsunamis e de Tsunami Service Provider do NEAMTWS, sendo responsável pela monitorização, deteção e difusão de alertas de tsunami a entidades coordenadoras nacionais, bem como às entidades de gestão da emergência de vários países do Nordeste Atlântico, como Marrocos, Espanha, Reino Unido, Dinamarca, França, Alemanha e Irlanda, entre outros.

A ANEPC envolve no exercício os vários níveis da estrutura do sistema nacional de proteção civil, nacional, regional e sub-regional, em articulação com os patamares municipal e assegurando a articulação com os restantes agentes e entidades participantes.

A Câmara de Lisboa irá promover uma ação de informação e sensibilização pública para o risco de tsunami em diversos locais da frente ribeirinha da freguesia de Belém.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela