Secções
Entrar

Ryanair saúda escolha de Alcochete mas pede expansão imediata da Portela

Lusa 23 de julho de 2024 às 16:56

"Abram Alcochete, deem-nos dois aeroportos por um número de anos, se for preciso. Depois vemos o que acontece", sugeriu Michael O'Leary.

O presidente executivo do Grupo Ryanair, Michael O'Leary, saudou hoje a decisão do Governo para a construção de um novo aeroporto para Lisboa na zona de Alcochete, mas pediu uma expansão imediata do atual aeroporto da Portela.

REUTERS/Wolfgang Rattay

"Saudamos a decisão do Governo de que Alcochete será o local para o próximo aeroporto, mas acreditamos que esperar até 2034 é demasiado. Até lá, destacamos em particular o anúncio do Governo de que irá aumentar a artificialmente constrangida capacidade da Portela", disse Michael O'Leary numa conferência de imprensa num hotel em Lisboa.

"Hoje voltamos a apelar ao Governo para expandir a Portela agora, aumentar a capacidade terminal da Portela antes da construção de Alcochete", insistiu, dizendo que o atual aeroporto de Lisboa tem um "bloqueio artificial de capacidade".

Ainda assim, o responsável da empresa considera que a entrada em funcionamento de um novo aeroporto em Alcochete não deve encerrar de forma definitiva a Portela.

"Abram Alcochete, deem-nos dois aeroportos por um número de anos, se for preciso. Depois vemos o que acontece", sublinhou o responsável da empresa, que em fevereiro tinha considerado que Alchocete "não era solução".

O'Leary registou que a companhia aérea podia "facilmente colocar 10 ou 12 milhões de passageiros na Portela" e que apenas não o faz porque não recebe as 'slots' de que diz necessitar.

"Não nos irão dar as 'slots' porque sabem que seria mais competição para a TAP, e o Governo meteu 3.000 milhões de euros na TAP. Achamos que assim que o Governo vender a TAP fica menos preocupado com a competição", afirmou.

Sobre a privatização da TAP, O'Leary sugeriu que a IAG seria "a melhor dona para a TAP", por considerar que não impactou a fundo a atividade das companhias aéreas que adquiriu.

Em meados de maio, o Governo aprovou a construção do novo aeroporto da região de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI).

O Campo de Tiro da Força Aérea, também conhecido como Campo de Tiro de Alcochete (pela proximidade deste núcleo urbano), fica maioritariamente localizado na freguesia de Samora Correia, no concelho de Benavente (distrito de Santarém), tendo ainda uma pequena parte na freguesia de Canha, já no município do Montijo (distrito de Setúbal).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto