Secções

Rússia mantém-se no festival da Eurovisão apesar de apelos em contrário

25 de fevereiro de 2022 às 14:49

"O Festival Eurovisão da Canção é um evento cultural não-político. No entanto, a EBU está preocupada com o que se passa na Ucrânia e continuará a acompanhar de perto a situação", refere a União Europeia de Radiodifusão (EBU), numa declaração enviada à emissora de rádio pública norte-americana NPR.

A Rússia mantém-se entre os 41 países que vão participar em maio no Festival Eurovisão da Canção, em Itália, apesar do apelo de exclusão feito pela emissora pública da Ucrânia UA:PBC à organização do concurso.

"O Festival Eurovisão da Canção é um evento cultural não-político. No entanto, a EBU está preocupada com o que se passa na Ucrânia e continuará a acompanhar de perto a situação", refere a União Europeia de Radiodifusão (EBU), numa declaração enviada à emissora de rádio pública norte-americana NPR.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos mais de 120 mortos, incluindo civis, e centenas de feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 100.000 deslocados no primeiro dia de combates.

Na quarta-feira, a emissora pública da Ucrânia, numa carta aberta, apelou à EBU para que exclua a estação pública da Rússia da União Europeia de Radiodifusão, apelidando-a de "porta-voz do Kremlin e uma peça chave da propaganda politica financiada pelo Orçamento do Estado russo".

Na mesma carta, a UA:PBC pede que a Rússia seja excluída do 66.º Festival Eurovisão da Canção.

Hoje, a emissora AVROTROS, dos Países Baixos, coorganizadora do Festival Eurovisão da Canção no ano passado, fez um apelo semelhante ao da UA:PBC.

A AVROTROS, numa publicação partilhada na conta oficial da emissora no Twitter, apela à suspensão da Rússia como membro da EBU, "com efeito imediato".

"Como consequência, a Rússia não poderia participar no Festival Eurovisão da Canção em Turim, em 2022", lê-se na publicação, na qual a AVROTROS pede a outros países que "falem" e "apelem à suspensão da Rússia da EBU".

A Rússia, à semelhança de Portugal, ainda não escolheu quem irá representar o país na edição deste ano do concurso, que vai decorrer entre 10 e 14 de maio, em Turim.

Entre os 41 países a concurso está também a Ucrânia, que será representada pelos Kalush Orchestra, com a música "Stefania", em substituição de Alina Pash, a vencedora do concurso para escolher o representante do país na Eurovisão.

Em 19 de fevereiro, a Ucrânia anunciou que Alina Pash já não seria a representante do país na Eurovisão, depois de ter havido protestos devido ao facto de a cantora ter atuado na Crimeia, em 2015, um ano depois de a Rússia ter ocupado aquela região.

Esta não é a primeira vez que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia tem implicações na Eurovisão.

Em 2017, a Rússia recusou-se a participar no concurso realizado em Kiev, na Ucrânia, depois de os serviços de segurança daquele país terem impedido a entrada da cantora Yulia Samoylova, por esta ter visitado a Crimeia após a anexação russa.

Em 2019, a UA:PBC renunciou a participar no concurso, que nesse ano decorreu em Israel, por não ter conseguido um acordo com a vencedora do concurso para encontrar o representante do país na Eurovisão.

A cantora Maruv, que tinha vencido o concurso com a música "Siren Song", negou-se a assinar o contrato 'leonino' proposto pela UA:PBC.

As condições do contrato incluíam recusar-se a atuar na Rússia e ser especialmente cuidadosa ao abordar o tema da integridade territorial da Ucrânia, ou fazer declarações públicas que pudessem prejudicar a imagem do país a nível internacional.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela