Secções
Entrar

Roubados dois jarrões de "valor elevado" do Palácio de Monserrate em Sintra

Lusa 28 de agosto de 2024 às 16:06

O roubo foi concretizado através de escalamento, tendo sido ainda detetado o arrombamento de uma janela.

O Palácio de Monserrate, em Sintra, foi alvo de um assalto na madrugada de terça-feira, tendo os assaltantes conseguido roubar dois jarrões de "valor elevado", disse hoje à agência Lusa fonte da empresa gestora deste monumento.

Pedro Catarino/Medialivre

Sem adiantar muitos pormenores, fonte da Parques de Sintra - Monte da Lua referiu apenas que "houve uma intrusão" dentro do Palácio de Monserrate na madruga de terça-feira e que foram roubados dois jarrões.

"Foram tomadas todas as diligências e o caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária. Neste momento, não podemos adiantar mais pormenores", ressalvou.

Relativamente aos jarrões, a mesma fonte escusou-se a fazer qualquer estimativa de valores, referindo apenas tratar-se de um "valor elevado".

As visitas ao Palácio de Monserrate ainda estiveram suspensas durante a manhã de terça-feira, retomando no período da tarde, segundo indicou a fonte do Parques de Sintra-Monte da Lua.

De acordo com o jornal Correio da Manhã, que cita fonte oficial da GNR, o roubo foi participado na madrugada de terça-feira pela empresa de segurança privada que vigia o Palácio de Monserrate.

A mesma fonte adiantou que o roubo foi concretizado através de escalamento, tendo sido ainda detetado o arrombamento de uma janela.

O Palácio de Monserrate foi construído em 1858, por ordem do milionário inglês Francis Cook, visconde de Monserrate, e foi a residência de verão da família.

Pensa-se que durante a construção terão trabalhado no palácio mais de 2000 pessoas, 50 das quais empregues exclusivamente para a jardinagem.

Este monumento está classificado como imóvel de interesse público desde 1978.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela