Secções
Entrar

PSP deteve 16 pessoas e apreendeu 32 armas em operação

04 de outubro de 2021 às 14:28

A PSP deteve 16 pessoas e apreendeu 32 armas e meia tonelada de explosivos numa operação para detetar situações ilícitas relacionadas com a posse e venda de armas, munições e explosivos.

A PSP deteve 16 pessoas e apreendeu 32 armas e meia tonelada de explosivos numa operação para detetar situações ilícitas relacionadas com a posse e venda de armas, munições e explosivos, indicou hoje aquela polícia.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública precisa que realizou, entre os dias 30 de setembro e 01 de outubro, em todo o país, uma operação policial denominada ARMEX 2021, dedicada à prevenção e deteção de situações ilícitas relacionadas com a posse e venda de armas, munições, explosivos e artigos pirotécnicos e similares.

Segundo a PSP, foram realizadas 92 ações de fiscalização que visaram 36 armeiros, 13 pedreiras, cinco pirotecnias e dois campos de tiro e carreiras de tiro.

Esta força de segurança avança que, durante a operação, foram detidas 16 pessoas, quatro das quais por posse de arma proibida, e registados 18 autos de contraordenação, além da apreensão de material.

Entre o material apreendido, a PSP destaca 32 armas de fogo e brancas, 3.145 munições de diversos calibres, 531,5 quilogramas de produto explosivo, 220 metros de rastilho, 36 detonadores e 262 artigos pirotécnicos.

A PSP refere que a operação envolveu cerca de quatro centenas de polícias pertencentes aos comandos territoriais e Departamento de Armas e Explosivos, contando também com o reforço e apoio técnico da Centro de Inativação de Engenhos Explosivos e Segurança em Subsolo da Unidade Especial de Polícia, que exerceram as competências de fiscalização policial e investigação criminal, relacionadas com as competências específicas da PSP de licenciamento e fiscalização de armas, munições, explosivos e pirotecnia.

Com esta operação, a Polícia de Segurança Pública associou-se à celebração do Dia Internacional da Não Violência, promovido pelas Nações Unidas a 02 de outubro, considerando que as armas ilegais poderão ser um meio para potenciar e incrementar violência.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela