Secções
Entrar

PSP destruiu 21 mil armas desde o início do ano

02 de outubro de 2015 às 12:56

Destas, 71% eram armas de fogo e estavam na posse das autoridades depois de terem sido apreendidas ou que foram entregues ao Estado

A Polícia de Segurança Pública (PSP) destruiu 21 mil armas desde o início do ano, sendo que 71% eram armas de fogo e as restantes armas brancas, anunciou hoje aquela força de segurança, em comunicado.

De acordo com a PSP, a quinta acção de destruição de armas deste ano decorreu na quinta-feira, em instalações próprias, tendo sido destruídas mais de três mil e duzentas armas, a maioria das quais de fogo.

A acção foi desenvolvida pelo Departamento de Armas e Explosivos da Direcção Nacional da PSP.

"O armamento destruído resulta de apreensões feitas, a nível nacional, pela PSP e demais autoridades policiais, no âmbito de processos-crime (em especial crimes violentos), de contra-ordenação ou administrativos, em que as armas foram declaradas perdidas a favor do Estado", adianta aquela força de segurança.

Segundo a PSP, no lote de armas destruídas estão também aquelas que são voluntariamente entregues ao Estado pelos seus detentores ou por quem as encontra.

A PSP explica também, no comunicado, que as "armas foram destruídas preventivamente, por se encontrarem degradadas e se revelarem inúteis para a actividade operacional, formativa, cultural, museológica ou outra das forças de segurança".

"Para além da destruição, as armas perdidas a favor do Estado, quando reúnam condições para tal, podem ser afectas a outras finalidades, tais como a actividade operacional da PSP, formação, exposição em museu, entrega a outras forças de segurança ou venda em leilão a quem possua licença para a sua detenção", salienta a PSP.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela