Secções
Entrar

PSD retira confiança a Pinto Moreira e ordena inquérito interno a escolhas autárquicas de 2017

Lusa 29 de maio de 2023 às 19:07

Montenegro justificou que a retoma do mandato deveria ter sido coordenada com a direção do partido.

O presidente do PSD anunciou hoje que o partido decidiu retirar a confiança política a Joaquim Pinto Moreira, mas sem passar a deputado não inscrito, e ordenou um inquérito interno para apurar as suspeitas lançadas pela "Operação Tutti frutti".

PEDRO SARMENTO COSTA/LUSA

"A Comissão Permanente decidiu, sob proposta do presidente, solicitar ao Conselho de Jurisdição a abertura de um inquérito de processo de sindicância interna sobre os termos em que foram escolhidos os candidatos autárquicos em Lisboa em 2017", anunciou Luís Montenegro, no final da reunião.

Quanto a Pinto Moreira, Montenegro justificou que a retoma do mandato deveria ter sido coordenada com a direção do partido - tal como tinha sido a suspensão depois de ser constituído arguido na "Operação Vortex", pelo que o deputado "deixará de expressar" a posição política da bancada social-democrata, mas continuará a integrá-la, sem passar a deputado não inscrito.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela