Secções
Entrar

New Brunswick cativa portugueses para emigrarem para o Canadá

16 de fevereiro de 2016 às 09:29

Representantes da província canadiana de New Brunswick encontram-se em Portugal para promover a emigração para aquela região leste do Canadá

Representantes da província canadiana de New Brunswick encontram-se em Portugal para promover a emigração para aquela região leste do Canadá, disse esta terça-feira à agência Lusa uma fonte do executivo.

"O Ministério da Imigração Cidadania e Refugiados deu a New Brunswick a oportunidade de acolher 425 famílias (1500 a 2000 imigrantes) por ano, através do fluxo do mercado trabalho do Visto Expresso", afirmou Francine Landry, ministra do Ensino Médio, Formação e Trabalho.

O objectivo do fluxo é fazer do processo da residência permanente "mais rápido e mais responsável para as necessidades económicas e do mercado de trabalho".


O Canadá vai promover hoje, dia 16, uma sessão de formação em Lisboa, sobre o programa Vistos Expresso para residentes permanentes.

As sessões, uma de manhã e outra de noite, vão realizar-se em Lisboa, nas instalações da embaixada do Canadá em Portugal.

Segundo a página oficial do Facebook, a diplomacia canadiana está em Lisboa, devido a uma forte adesão às duas primeiras sessões, e vai efectuar uma terceira reunião.

O programa de Nomeação Provincial de New Brunswick permite à província criar uma tabelaonlinede trabalhadores com qualificações altas. E são precisamente essas pessoas qualificadas que podem ser convidadas a candidatar-se à residência permanente para satisfazer as necessidades do mercado laboral provincial.

A província e a capital canadiana, Otava, estão a trabalhar em conjunto para "atraírem imigrantes com qualificações altas que representem um potencial económico significativo para New Brunswick".

"Este fluxo do Programa de Nomeação Provincial está a aumentar a população da New Brunswick através da imigração, criando uma base tributária mais ampla, originando uma força de trabalho para ajudar a crescer a economia", sublinhou Francine Landry.

Os novos candidatos que tenham manifestado interesse em viver e trabalhar em New Brunswick são classificados com base em atributos de capital humano e a procura do mercado de trabalho na sua área de profissional.

Apenas os que apresentarem os melhores perfis serão convidados a subscreverem o registo para imigração através do Programa de Nomeação Provincial.

O Express Entry, que arrancou a 1 de Janeiro de 2015, é um sistema electrónico de imigração para o Canadá, envolvendo diversos programas federais.

Segundo a ministra do Ensino Médio, Formação e Trabalho, o Governo está focado em abordar "novos desafios demográficos através de um compromisso para a criação de empregos, melhorar a economia e ajudar as famílias a crescer".

New Brunswick recebe, em média, 2.500 imigrantes por ano.

Para encorajar a imigração para a província, o Governo de New Brunswick tem o Programa de Nomeação Provincial como um programa económico de imigração.

"Estamos a promover este programa para trabalhadores estrangeiros qualificados, que irão viver e trabalhar em New Brunswick, e desta forma vão contribuir para a economia local", mencionou Francine Landry.

New Brunswick é única província canadiana bilingue, facultando aos recém-chegados a oportunidade de aprenderem ambas as línguas oficiais do Canadá, inglês e francês.

New Brunswick está localizada na costa leste do Canadá, e tem cerca de 751 mil habitantes.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela