Secções
Entrar

Primeiro-ministro de Israel confirma acordo "histórico" com Líbano sobre fronteira marítima

Lusa 11 de outubro de 2022 às 10:58

Governos resolveram disputa de longa data sobre as águas no Mediterrâneo com importantes reservas de gás.

Israel e o Líbano alcançaram hoje um acordo "histórico" sobre a sua fronteira marítima, confirmou o primeiro-ministro israelita, Yair Lapid, resolvendo uma disputa de longa data sobre as águas no Mediterrâneo com importantes reservas de gás.

REUTERS/Mike Segar

"Esta é uma conquista histórica que fortalecerá a segurança de Israel, injetará milhares de milhões na economia israelita e garantirá a estabilidade da nossa fronteira norte", disse Lapid em comunicado.

O chefe do Governo israelita referiu que a proposta elaborada pelos Estados Unidos vai ao encontro de "todos os princípios económicos e de segurança estabelecidos por Israel", anunciando ainda que está agendada uma reunião do seu gabinete de segurança para quarta-feira sobre este "acordo concluído" com a mediação de Washington.

Os Estados Unidos têm vindo a mediar há dois anos as negociações entre Líbano e Israel, vizinhos oficialmente em guerra, para chegar a um acordo para delimitar a fronteira marítima e remover os obstáculos à exploração de hidrocarbonetos.

Ambos os países tinham manifestado satisfação, no início deste mês, com um projeto de acordo do mediador norte-americano Amos Hochstein.

De acordo com a imprensa, o acordo prevê que o campo 'offshore' Karish esteja sob controlo israelita e que as reservas de Cana, localizadas mais a nordeste, sejam concedidas ao Líbano - embora parte do mesmo atravesse a futura fronteira. O Estado hebreu receberia uma parte das receitas do gás de Cana, de acordo com as fontes.

No domingo, o grupo britânico Energean anunciou o início dos testes para ligar a plataforma de gás Karish ao território israelita.

O Ministério da Energia israelita tinha indicado, em meados de setembro, que os testes iam começar em breve para ligar à rede este campo de gás no Mediterrâneo oriental, antes de eventualmente começar a explorar essas reservas.

Em julho, o primeiro-ministro israelita, Yair Lapid, tinha discutido esta questão sensível com o Presidente francês, Emmanuel Macron, esperando que Paris usasse a sua influência para facilitar um acordo com Beirute, especialmente porque se espera que o grupo francês Total explore o campo de Cana.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela