Secções
Entrar

Presidente do Instituto de Gestão Financeira da Educação demite-se após ser alvo de fraude

Lusa 19 de junho de 2024 às 16:12

Estão em causa três transferências bancárias, que totalizam 2,5 milhões de euros, revelou o Ministério da Educação.

O presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE) apresentou a demissão depois de a instituição ter sido alvo de fraude, informou esta quarta-feira o Ministério da Educação.

Pedro Catarino

Em comunicado, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) refere que José Manuel Passos apresentou o pedido de demissão para "preservar a credibilidade e prestígio institucional do IGeFE" na sequência de uma fraude.

Estão em causa três transferências bancárias, que totalizam 2,5 milhões de euros, realizadas em junho para o pagamento a uma empresa que presta serviços informáticos, tendo as verbas sido transferidas para a conta de outra entidade.

"Tendo-se apercebido que a empresa que tinha prestado os serviços não estava a receber os pagamentos, o IGeFE apresentou de imediato uma denúncia à Polícia Judiciária, que se encontra a investigar o caso", refere o comunicado.

O Ministério acrescenta que ordenou a abertura de um inquérito interno e que foram afastados outros dirigentes com responsabilidades no processo, sem precisar.

Até à nomeação do novo presidente do Conselho Diretivo, mantêm-se em funções os atuais vice-presidente, Edgar Romão, e vogal, Carlos Almeida de Oliveira.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela