Secções
Entrar

Portugal tem o maior crescimento económico da UE no 1º. trimestre

17 de maio de 2022 às 11:02

Segundo dados hoje divulgados pelo serviço estatístico da União Europeia (UE), o crescimento homólogo do Produto Interno Bruto (PIB) acelerou na zona euro para os 5,1%.

A economia da zona euro cresceu 5,1% no primeiro trimestre e a da UE 5,2%, com Portugal a registar a maior subida homóloga do PIB (11,9%) entre os Estados-membros, segundo o Eurostat.

Segundo dados hoje divulgados pelo serviço estatístico da União Europeia (UE), o crescimento homólogo do Produto Interno Bruto (PIB) acelerou na zona euro para os 5,1% e no bloco europeu para os 5,2%, depois de terem avançado, respetivamente 4,7% e 4,9% no trimestre anterior.

Na variação em cadeia, o PIB cresceu 0,3% na zona euro (em linha com os últimos três meses de 2021) e 0,4% na UE (uma ligeira baixa face aos 0,5% do período anterior).

Entre os 20 Estados-membros para os quais há dados disponíveis, a economia portuguesa foi a quem mais cresceu (11,9%), entre janeiro e março, em termos homólogos, seguindo-se a da Áustria (8,7%) e a da Hungria (8%).

Também na comparação com o trimestre anterior, o PIB de Portugal registou o maior crescimento (2,6%), seguindo-se a Áustria (2,5%) e a Polónia (2,4%).

Na variação em cadeia, três Estados-membros, a Suécia (-0,4%), a Itália (-0,2%) e a Dinamarca (-0,1%) viram o seu PIB recuar.

O Eurostat inclui ainda dados sobre o emprego no boletim, mas sem especificar por Estado-membro, divulgando que este indicador subiu 2,6% na zona euro e 2,5% na UE, em termos homólogos, acima dos 2,1% em ambas no trimestre anterior.

Na comparação em cadeia, o emprego avançou 0,5% nos países do euro e 0,4% na UE, face aos 0,4% em ambas as zonas no último trimestre de 2021.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela