Secções
Entrar

Pelo menos 11 civis mortos na Síria depois de bombardeamento

03 de julho de 2017 às 12:52

As mortes ocorreram na sequência de uma ofensiva liderada pelas milícias curdas, afectas à coligação liderada pelos Estados Unidos da América

Pelo menos 11 civis, incluindo três menores, morreram esta noite na cidade síria de Raqa, numa ofensiva liderada por milícias curdas, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Os 11 civis perderam a vida em ataques, que incluíram bombardeamentos e disparos de artilharia, da coligação internacional comandada pelos Estados Unidos e disparos das aliadas Forças da Síria Democrática (FSD), um grupo armado liderado por curdos, acrescentou.

Enquanto isso continuaram nas últimas horas os combates entre as FSD e o grupo radical Estado Islâmico no sul da cidade. Os confrontos desenrolaram-se na zona situada entre o oeste do mercado de Al Hal e o leste do bairro de Hisham bin Abdelmalek. Desde 6 de Junho, as FSD, apoiadas pela coligação e por forças especiais norte-americanas, levaram a cabo o ataque a Al Raqa, considerada a capital o califado auto-proclamado pelo Estado Islâmico em 2014.

Segundo a coligação internacional que apoia as forças anti-jihadistas, cerca de 2.500 combatentes do grupo extremista estão em Raqa, cidade síria capturada pelo auto-proclamado Estado Islâmico em 2014 e que, desde então, se tornou uma espécie de símbolo das atrocidades cometidas pelo Estado Islâmico e a base para a planificação de atentados no estrangeiro.

Cerca de 100 mil civis encontram-se reféns em Raqa, de acordo com a ONU.



Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela