Secções
Entrar

Passos Coelho: "Défice de 2015 ficará abaixo dos 3%"

17 de julho de 2015 às 15:36

O chefe de Governo afirmou, à margem de uma conferência, que os objectivos macroeconómicos se mantêm

O primeiro-ministro português reiterou esta quinta-feira a convicção de que Portugal vai ter um défice das contas públicas inferior a 3% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, sem necessidade de adoptar mais medidas.

 

"Nós estamos convencidos, volto a dizê-lo, de que não necessitaremos de outras medidas para alcançar um défice em 2015 claramente abaixo de 3%", declarou Pedro Passos Coelho aos jornalistas, à margem de uma conferência no ISCTE, em Lisboa.

 

Questionado se o défice ficará em 2,7%, respondeu: "É a meta que o Governo estabeleceu, é 2,7%, portanto, claramente abaixo de 3%".

 

O primeiro-ministro falava depois de questionado sobre o facto de a Comissão Europeia considerar que não está assegurada a correcção do défice excessivo por parte de Portugal, ou seja, um défice abaixo de 3% este ano, e recomendar a adopção de mais medidas de consolidação orçamental.

 

"Há aqui uma espécie de eco, não é? Nós às vezes demoramos muito tempo a discutir sempre as mesmas coisas, os mesmos factos", reagiu Passos Coelho, referindo que isso "não é um facto novo", mas uma posição da Comissão Europeia conhecida há cerca de um mês.

 

"Estamos a falar da mesma opinião, que foi agora incluída num relatório que foi apresentado, mas estamos a falar das mesmas coisas. E eu gostaria que, de preferência, não estivéssemos meses consecutivos a relatar as mesmas coisas", acrescentou.

 

Depois, o primeiro-ministro reafirmou que "a Comissão Europeia tem uma perspectiva diferente da do Governo português" sobre o défice deste ano.

 

Contudo, no seu entender, "já teve uma perspectiva pior, muito pior", e "tem vindo nas suas previsões a caminhar, a convergir" com a perspectiva do executivo PSD/CDS-PP.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela