Secções
Entrar

Parte de Bruxelas fechada devido a veículo suspeito

02 de março de 2017 às 20:03

Homem que conduzia o veículo, identificado como "radicalizado", foi detido para prestar declarações

As autoridades belgas encerraram parte do centro de Bruxelas e uma estação de metro depois de um suspeito ter sido detido com botijas de gás na bagageira da sua viatura, esta sexta-feira.

O autarca da freguesia da capital belga de Saint-Gilles, Charles Picqué, disse à rádio local que o condutor foi mandado parar por excesso de velocidade e que foi perseguido por agentes policiais que conseguiram intercetá-lo e detê-lo.

O responsável indicou que o homem que conduzia o veículo foi identificado como "radicalizado" e que os polícias tiveram de arrombar a bagageira para a revistar, já que ele se negava a abri-la.

Por seu lado, o ministério público de Bruxelas indicou em comunicado que, uma vez que o sujeito era "conhecido pelos serviços de polícia" e que o fim a que se destinavam as botijas de gás "não era muito claro", os agentes decidiram "não correr qualquer risco" e encerrar a estação de metropolitano Porte de Hal.

Criaram também, à superfície, um perímetro de segurança de 200 metros em torno da viatura imobilizada e evacuaram a zona, enquanto a imprensa noticiava que fora chamada uma brigada anti minas e armadilhas do exército.

O ministério público confirmou que o homem foi detido para prestar declarações e que foi aberta uma investigação para determinar "o destino das botijas e o eventual móbil do condutor".

"É absolutamente prematuro confirmar que o condutor tem uma intenção criminosa. Qualquer especulação nesse sentido é prematura", alertou o ministério público, escusando-se a fornecer mais pormenores sobre a identidade do detido.

A televisão pública belga RTBF noticiou que o homem viajara para a Síria e que já tinha sido detido em Bruxelas em 2014.

Segundo a mesma fonte, é suspeito de pertencer a uma rede terrorista e, no ano passado, foi condenado a cinco anos de prisão com pena suspensa no âmbito do processo contra Khalid Zerkani, o maior recrutador na Bélgica de combatentes para ajihad [guerra santa] na Síria.

Os serviços de segurança belgas têm estado em alerta elevado desde que bombistas suicidas atacaram o aeroporto e o metro de Bruxelas no passado dia 22 de março, matando 32 pessoas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela