Secções
Entrar

Parlamento Europeu vai punir eurodeputado sexista

14 de março de 2017 às 14:34

O presidente do Parlamento Europeu anunciou hoje que decidiu impor "sanções sem precedentes" ao eurodeputado polaco de extrema-direita que proferiu declarações sexistas durante uma sessão plenária em Bruxelas no início do mês

O presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, anunciou hoje que decidiu impor "sanções sem precedentes" ao eurodeputado polaco de extrema-direita que proferiu declarações sexistas durante uma sessão plenária em Bruxelas no início do mês.

O deputado Janusz Korwin-Mikkle, que em 1 de Março afirmou, durante um debate no hemiciclo, que "as mulheres devem ganhar menos do que os homens, pois são mais fracas e menos inteligentes", vai perder 9.210 euros (dado ficar privado da diária de 307 euros durante 30 dias), suspenso de todas as actividades do Parlamento durante 10 dias e não poderá representar a assembleia durante um ano.

"Não tolerarei um comportamento destes, em particular vindo de alguém que é suposto desempenhar com a devida dignidade as suas funções enquanto representante dos povos da Europa", afirmou Antonio Tajani. "Ao ofender todas as mulheres, o deputado mostrou desprezo pelos nossos valores mais fundamentais."

O presidente do parlamento considerou ainda a punição "proporcional à gravidade da ofensa".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela