Secções
Entrar

Papa vai cumprimentar o padre mais velho de Portugal

05 de maio de 2017 às 19:34

Francisco vai cumprimentar o padre de 104 anos no santuário de Fátima. Joaquim Cunha é padre desde 1937

O papa Francisco vai cumprimentar o padre vivo mais velho de Portugal, Joaquim Cunha, de 104 anos, no santuário de Fátima, a 13 de Maio, informou esta sexta-feira o Vaticano.

A informação foi prestada pelo director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, num encontro com os jornalistas, no Vaticano, que serviu para apresentar a visita do papa a Fátima, a 12 e 13 de Maio, em que canonizará os pastorinhos Francisco e Jacinta, no centenário das "aparições", em 1917.

Segundo a agência Ecclesia, o padre Joaquim Pereira da Cunha nasceu em 8 de Julho de 1912, foi ordenado sacerdote em 8 de Agosto de 1937 e reside actualmente no Porto, na Casa Sacerdotal da Diocese.

O papa Francisco cumprimentará o sacerdote na manhã de dia 13 antes das 9h30, quando visitar a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, antes de rezar junto aos túmulos dos dois pastorinhos.

A cerimónia de canonização está prevista para as 10h00 de 13 de maio, no recinto do santuário de Fátima.

Francisco é o quarto papa a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

O papa tem encontros previstos com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, logo à chegada, e com o primeiro-ministro, António Costa, no dia 13.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela